Para uma empresa, de qualquer segmento, é essencial utilizar meios de comunicação que garantem mais proximidade com seu público consumidor e que também ofereça a oportunidade da marca ampliar seu número de clientes. Atualmente, o meio digital é o canal de comunicação que mais oferece para empresa essas possibilidades, seja através do website ou das mídias sociais.

Dessa forma, o website é um dos canais essenciais para a “pré- apresentação” de uma empresa ou produto, visto que através do site o cliente consegue conhecer um pouco sobre a marca e seu histórico, para o contato de qualidade com o cliente, o qual tem acesso de forma rápida e fácil aos funcionários da empresa através do website e também para tornar a empresa conhecida em diferentes estados e até países.

Esse importante meio de comunicação, é elaborado através de algumas etapas que são fundamentais para que o site represente a identidade visual da marca e que atraia pessoas que se identifiquem com os produtos, serviços, e com a identidade da empresa.

mulher conversando no celular e trabalhando no notebook

Antes de iniciar as etapas para criação de um site, é importante lembrar que é fundamental procurar profissionais especializados para realizar a criação do site, porque eles irão saber orientar corretamente a marca a respeito dos fatores importantes para a criação e manutenção de um site.

A primeira etapa realizada pelo profissional que efetua a criação do site é a coleta de dados a respeito da marca como, seus serviços e produtos, sua segmentação e, principalmente, sua identidade visual.

Depois de coletar esses dados, é feito um planejamento com base em todas as informações da empresa e pensando também em recursos visuais que possam chamar a atenção do cliente e deixar a leitura do site mais agradável.

Por último, é feita a hospedagem do domínio do site no servidor e o WordPress é utilizado para estruturar o website.

Além desses passos, outra característica importante na criação de sites é a utilização das técnicas de SEO, tanto no conteúdo textual quanto visual do website, para que o website seja considerado relevante para os mecanismos de pesquisa e alcance um bom posicionamento nas páginas de pesquisa do Google.