Social Engagement

O conceito de social engagement está diretamente ligado à criação de um relacionamento perene com seus clientes. É importante criar relacionamentos verdadeiros com seus clientes e compreender exatamente o que eles precisam e o que acham de sua marca. Só assim você saberá seus pontos fortes e fracos e poderá trabalha-los a seu favor.

O resultado das métricas chamadas de “métricas de vaidade” é apenas uma consequência de um trabalho bem feito de marketing de engajamento, no entanto os dados aos quais deve se estar atento são outros como: conversões, respostas, ações dentro do seu ambiente online, etc.  Não basta mais ter um perfil de mídia social para sua marca. Em vez disso, você precisa trabalhar ativamente para construir um relacionamento com seus fãs por meio de interações e abrir uma conversa de longo prazo. As formas de utilizar o Facebook, Twitter, Instagram e outras contas de mídia social fazem parte da experiência do cliente. Você deve procurar estabelecer sua marca como alguém com quem possa contar. Envolver-se com eles nas redes sociais pode ajudá-lo a ganhar sua confiança.

O envolvimento social mudou a experiência do cliente

No passado, nem sempre era fácil fazer a marca reconhecer a dúvida ou preocupação de um cliente. De representantes ocupados de atendimento ao cliente a uma cadeia de mensagens automatizada, era um processo tedioso para os clientes sentirem que suas necessidades estavam sendo atendidas.

A mídia social mudou a paisagem para o atendimento ao cliente. A mídia social era o canal mais preferido para um cliente se envolver com uma marca. No entanto, há uma desconexão entre como as marcas usam as mídias sociais e como seus clientes usam as mídias sociais. Muitas marcas continuam a usar as mídias sociais para promover, e não como um canal de comunicação bidirecional com seus clientes. Os clientes reconhecem que as mídias sociais são uma ferramenta poderosa para se comunicarem com uma marca; no entanto, as marcas enviarão 23 mensagens para cada 1 resposta do consumidor.

Como melhorar o Social Engagement

Desde a capacidade de deixar comentários para enviar uma mensagem direta à marca, a mídia social mudou a experiência do cliente. É importante que as marcas reconheçam que as mídias sociais não devem ser usadas apenas para promoções. Em vez disso, é hora de ver as mídias sociais como um canal de mão dupla para criar um diálogo com seus clientes.

Se o envolvimento social é tão importante, por que mais marcas não estão fazendo isso? O engajamento social pode parecer assustador, mas é apenas outra maneira de garantir que seus clientes sejam cuidados e sintam que são valorizados por sua marca. A chave é aprender como utilizar as mídias sociais para se conectar com seu público. As quatro etapas abaixo são algumas maneiras fáceis de ajudar você a melhorar seu engajamento social.

Comece o diálogo

O engajamento social é um relacionamento de longo prazo com o cliente e, assim como todo relacionamento, é preciso que alguém inicie a conversa. Uma ótima maneira de fazer isso é postando coisas que são relevantes para o seu público. A chave é ter cuidado para se promover nos estágios iniciais da conversa. Você quer posicionar sua marca como alguém a quem seu público-alvo pode recorrer para informações e informações do setor. Uma vez que você conquistou a confiança do seu cliente, descobrirá que conquistou seguidores mais rapidamente.

 Envolva seus campeões de marca

Outra maneira de interagir com seu público é promover os campeões da sua marca. Isso significa que, quando um cliente menciona você ou usa sua hashtag de marca, você se envolve com as postagens dele. O conteúdo gerado pelo usuário permite que você mostre casos em que sua marca excedeu as expectativas do cliente e interagiu com mais fãs.

Você também pode utilizar a mídia social para organizar concursos para distribuir produtos ou produtos a usuários que compartilham sua postagem ou usar uma hashtag de marca.

Atenda às tendências

Algumas marcas encontram o sucesso do engajamento social ao fornecer suas postagens para tendências, hashtags ou eventos. No entanto, é importante lembrar-se de ser cauteloso ao usar essa tática de marketing. Há vários casos em que uma empresa promove sua marca usando uma hashtag inadequada ou um evento inoportuno. Isso pode fazer com que você perca seguidores e receba atenção negativa nas mídias sociais.

Lembre-se de responder

Evite fazer seu cliente esperar por uma resposta sua. Esperar até um dia para responder pode ser prejudicial para a percepção que o cliente tem da sua marca. É importante estar ativo e atento ao que seu público está dizendo para você ou sobre você e responder rapidamente. Se você não fizer isso, seus seguidores podem pensar que você não se importa.

O envolvimento social permite que você compartilhe sua marca com mais pessoas. Ao aumentar o número de interações positivas que os clientes têm com você on-line, você aumenta suas chances de eles recomendarem sua marca para as pessoas que eles conhecem ou publicam sobre sua experiência nas redes sociais.

Ao mesmo tempo, se você não estiver respondendo a um cliente, você corre o risco de postar e compartilhar sobre a experiência negativa deles com sua marca.

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