SEM – Search Engine Marketing

Search Engine Marketing é o aglomerado de técnicas que utilizam-se dos mecanismos de buscas para realizar as ações de um negócio, seja ele digital, físico ou que agrupe os dois modelos. Portanto, ele divide-se em dois formatos  sum gratuito e outro pago abrangendo as capacidades organizações de todos os tamanhos, desde pequenas e médias empresas a grandes multinacionais. Basicamente, é todo o conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para gerar mais visitantes dos mecanismos de busca para o seu site. O SEM procura promover websites, aumentando sua visibilidade nas páginas de resultados dos mecanismos de busca. E assim o faz através de duas estratégias: pesquisa paga ou tráfego orgânico.

Qual a principal diferença entre SEM E SEO?

Ambos os processos visam aumentar a visibilidade nos motores de busca. A principal diferença entre SEO e SEM é simplesmente que Search Engine Optimization é considerado um subconjunto Search Engine Marketing. Portanto, os dois não são serviços concorrentes. A diferença entre eles é que enquanto o SEO tem por objetivo alcançar uma melhor classificação nos resultados de pesquisa orgânica, o SEM usa os mecanismos de pesquisa para anunciar seu site ou empresa para clientes da internet. Assim, permite enviar um tráfego mais direcionado e selecionado para o seu site.

Links patrocinados (Adwords)

Os links patrocinados referem-se aos anúncios de texto que aparecem nos mecanismos de busca. Estão relacionados com a palavra-chave usada na pesquisa do usuário.

Como funciona

Basicamente, com os links patrocinados, você está comprando um espaço publicitário nos resultados do mecanismo de pesquisa. Ao invés de obter tráfego orgânico, que é mais trabalhoso e demorado, você paga para seu anúncio aparecer na frente das pesquisas. O Google AdWords é, de longe, a plataforma mais conhecida para hospedagem de anúncios. Nele, você pode exibir seus anúncios nos resultados de pesquisa do Google e pagar apenas quando um anúncio é clicado.

Mas existem algumas práticas importantes para o sucesso da estratégia de SEM na plataforma, tais como:

  • Campanhas publicitárias bem segmentadas para um público específico
  • Criação de grupos de anúncios e anúncios com variações das palavras-chave escolhidas
  • Definir um orçamento máximo para cada anúncio
  • Monitorar métricas como cliques, impressões, taxas de cliques e custo médio por clique.

SEO – Search Engine Optimization

Basicamente, SEO pode ser descrito como o conjunto de estratégias e táticas usadas para aumentar o número de visitantes de um site. Tem por objetivo que o mesmo apareça no topo da página de resultados da pesquisa de forma orgânica e gratuita.

Como funciona

O SEO está evoluindo continuamente devido às mudanças frequentes feitas nos algoritmos do Google. Entretanto, há um aspecto que permanece constante: a tática é fundada com base em dois pilares principais: on-page SEO e off-page SEO.

O on-page SEO pode

Incorporar de forma natural as palavras-chave selecionadas em tags h2, h3 ou h3 para títulos e subtítulos, na meta-description, no alt-text das imagens, etc.

Incluir posts em blog otimizados com palavras-chaves relevantes e de qualidade

URL de página simples, clara e objetiva

Otimização da velocidade de carregamento de uma página

Incorporar ícones das redes sociais na página para promover o compartilhamento do conteúdo.Já o off-page SEO consiste em aumentar a confiança do seu site para os mecanismos de busca.

E isso se dá através de:

Link building para atrair e obter referências externas de qualidade (também conhecidos como “backlinks”

Atraindo a atenção de sites de social bookmarks, como Reddit, Digg e Stumbleupon.

Grande parte do SEO está relacionada à criação de conteúdo de valor e que seu público-alvo achará útil e relevante.

Ao longo do tempo, isso resulta em aumento do tráfego orgânico para o seu site, mais oportunidades para backlinks e, o mais importante, mais conversões.

Quer começar agora mesmo? Veja como é simples!

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