Otimização de Sites – SEO

Nos dias atuais não hesitamos nem por um segundo ao fazer pesquisas no Google ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa. Basicamente qualquer coisa que precisarmos pode ser encontrada por ele, assim fica clara a extrema necessidade de estar bem posicionado nos resultados mostrados por esses mecanismos. Mas como é possível influenciar o posicionamento?

Os mecanismos de pesquisa mais utilizados atualmente utilizam algoritmos criados especialmente para analisar a qualidade dos sites disponibilizados na rede. Vários fatores são considerados para que uma base seja estabelecida, como o bom uso de imagens e palavras chave, uma boa navegação tanto interna como externa, boa diagramação etc. Tudo isso é conseguido através de um serviço conhecido como SEO.

Search Engine Optimization (SEO) –ou Otimização de Mecanismos de Pesquisa, em tradução livre– foi um termo cunhado pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), que trabalhava justamente com estudos sobre posicionamento em resultados de buscas. Desde então, outras agências e pessoas físicas têm ajudado no crescimento e aprimoração da técnica, que hoje é um sistema praticamente infalível quando se fala sobre a necessidade de escalar os resultados do Google e outros buscadores.

Avaliar métricas de SEO nunca é algo fácil, sempre há um certo grau de subjetivismo em uma campanha de otimização de sites e nos resultados que esta proporciona. No entanto, sem um acompanhamento próximo, você correrá o risco de perder de vista a real evolução do SEO do seu site.

Para facilitar nossa vida, existem diversas ferramentas que auxiliam a análise destas métricas. Entre elas, aquelas que mais se destacam, naturalmente, são:

Google Analytics

Fundamental na estratégia do Marketing Digital, o Google Analytics é uma das melhores e mais robustas ferramentas do mercado. No Brasil, ela possui versão gratuita e reúne uma grande quantidade de dados detalhados e de bastante qualidade. Com o Google Analytics, você pode saber quem são os seus visitantes, de onde eles vêm, recebimento de relatórios avançados, além de acompanhamento de leads, fluxo e funil de metas, API de exportação, tráfico orgânico e assim por diante.

WooRank

O Woorank é muito fácil de ser acessadoe possui uma base que é capaz de gerar análises instantâneas dos mais diversos sites. A ferramenta  oferece também  uma extensa variedade de dados conjuntamente com tarefas que podem ser usadas como melhorias para incrementar a qualidade do site. Algumas dessas tarefas são otimização dos resultados de busca, obtenção de backlinks para blogs e sites e também adição de tags em imagens do site. O Woorank possui três opções de uso: a primeira opção é com um período grátis para teste, a segunda é o plano Premium, que é mais indicado para agências, permitindo 5 análises completas. O último plano é o Pro, que permite uma análise completa, sendo indicado para webmasters.

SEM Rush

Esta é a ferramenta mais completa de todas. Através do SEM Rush é possível estimar o quanto e como o seu concorrente investe em Adwords, verificar os links que apontam para ele e saber quais as palavras-chaves do seu concorrente que estão melhor ranqueando no orgânico, entre outras. Obviamente, as mesmas funcionalidades estão disponíveis para você avaliar o seu site. Mesmo sendo uma ferramenta paga, esse é um dos recursos mais completos do mercado, pois tem como objetivo melhorar a competitividade da página da web por meio do desenvolvimento de ações de otimização inteligentes.

Mas como isso pode ajudar a minha empresa?

Diferentemente do anúncio pago, que faz seu site aparecer em primeiro de qualquer forma, o posicionamento orgânico costuma passar uma confiabilidade muito maior aos clientes. Os dois podem sim serem usados simultaneamente, mas caso haja a necessidade de escolher, é extremamente aconselhável investir no posicionamento orgânico.

Como citado no começo do texto, as pessoas atualmente buscam tudo que querem no Google, e, caso queira ser uma das melhores opções quando seus clientes procurarem por uma palavra chave relacionada a algum produto ou serviço oferecido por você ou por sua empresa, um bom SEO é essencial.

Pode até parecer um trabalho simples, mas não é. As técnicas mais eficazes de SEO têm sido estudadas há décadas, o que ajuda a garantir ótimos resultados quando feito por quem sabe o que está fazendo, os profissionais de Marketing Digital e SEO. Aqui na Agência Alafia dedicamos muito tempo estudando as mais diversas e eficazes técnicas e hoje já satisfazemos muitos clientes que se beneficiaram do serviço.

No nosso processo de otimização a quantidade e a qualidade dos textos e imagens são os pontos nos quais mais nos dedicamos, pois esses são, indiscutivelmente, os maiores critérios levados em conta pelos mecanismos de busca. Além desses, alguns outros fatores considerados são:

Qualidade Técnica: uma boa configuração é essencial para que o site funcione exatamente como deve funcionar. Os maiores sites de pesquisa, como o Google, possuem sistemas específicos que analisam detalhadamente a performance do site para garantir ao usuário a melhor experiência possível.

Velocidade: mais uma vez a experiência do usuário é levada em consideração. Por mais que alguns segundos a mais de carregamento possam parecer inofensivos para quem tem boa conexão, para quem usa o 3G do celular ou possui uma internet mais lenta em casa sai prejudicado e dificilmente continuará a acessar o site.

Conteúdo Interessante: de nada adianta encher seu site de textos sem qualquer sentido só para poder inserir várias vezes a palavra chave. Além do sistema dos buscadores, seus textos precisam ser atrativos também para os clientes. Para isso temos profissionais formados especializados na redação de textos das mais diversas áreas que conseguem redigir textos interessantes e que agradem os buscadores ao mesmo tempo.

Navegação: um dos maiores pontos considerados pelos buscadores é a navegação interna do site. Por isso é importante fazer com que todas as páginas estejam interligadas, seja dentro do texto, pelas imagens ou por barras laterais de navegação. Quando bem organizada, uma navegação facilita muito a experiência do usuário no seu site.

Redes Sociais: por mais que não sejam diretamente levadas em conta para o posicionamento, ter redes sociais ativas e com bom conteúdo é outro interessante que ajuda a deixar a sua marca bem mais presente no mundo digital. Para saber ainda mais sobre isso, confira também nosso serviço de Facebook Marketing.

Código-Fonte: sistemas e códigos são atualizados em uma periodicidade quase diária, e manter o site sempre atualizado é outro elemento essencial para garantir um bom posicionamento nos buscadores.

Quer começar agora mesmo? Veja como é simples!

Preencha seus dados abaixo (por favor preencha todos os campos marcados com *):