Saiba o que é Social Listening e como aplicar ao seu negócio

Social Listening - caderno com lâmpada desenhada e fone de ouvido em volta

Em meio a tantas responsabilidades administrativas, muita gente esquece a importância de monitorar resultados no mercado atual. O Social Listening é uma técnica que pode te ajudar a resolver muitos problemas, mas você sabe aplicá-la?

Para que seu negócio cresça, ter um bom relacionamento com o público é o ponto chave, assim como se destacar entre os concorrentes. Fazer um bom Social Listening pode te ajudar com tudo isso, continue a leitura para saber mais sobre o método.

O que é Social Listening?

Muito além de um bom marketing de conteúdo, você precisa saber se suas ações estão produzindo o resultado esperado, se seu público está satisfeito e se você está oferecendo uma experiência diferenciada entre a concorrência.

O Social Listening é exatamente o acompanhamento de tudo isso: ele engloba todas as técnicas de monitoramento aplicadas por você para saber o que falam sobre a sua marca e até mesmo sobre a sua área de atuação. É o novo clipping da era digital.

Esse método funciona de forma bem simples, você busca, por meio de palavras-chave especificas, tudo o que falam sobre o seu negócio no mundo online. As palavras-chave podem ser o nome da sua empresa ou o produto vendido por você, por exemplo.

Essa busca deve incluir redes sociais, blogs, canais de notícias e qualquer outro canal que possa abrigar seu público-alvo.

Normalmente, esse acompanhamento é feito por meio de ferramentas que facilitam a busca, conforme explicaremos mais tarde.

 

Como fazer um bom Social Listening?

Computador com análise de Social Listening

O Social Listening é uma técnica essencial para aprimorar suas ações de marketing digital, aumentar suas vendas e seu tráfego orgânico, bem como oferecer um atendimento de qualidade ao consumidor.

Garantir uma boa experiência ao cliente deve ser a prioridade do seu negócio, afinal é ele quem mantém sua marca funcionando, não é mesmo?

Uma pesquisa feita pela Internet Retailing mostrou que 69% dos consumidores querem uma experiência mais personalizada, mas apenas 40% das marcas oferecem isso. Que tal fazer essa última porcentagem aumentar?

É preciso entender a importância do marketing digital para a experiência do consumidor. Essa técnica vai muito além de estratégias de venda e divulgação, ela propõe a produção de um conteúdo de qualidade, útil e complementar para o seu público, que pode ter como consequência a venda.

O Social Listening pode ajudar a identificar as necessidades do seu público, seus erros e seus acertos no atendimento, facilitando a tomada de decisões para ações mais assertivas.

Já comentamos que esse trabalho normalmente é feito com a ajuda de algumas ferramentas, agora vamos falar mais sobre elas. Separamos três exemplos bem conhecidos para ajudar a monitorar o que falam sobre o seu negócio no mundo online, olha só:

  • Google Trends

O Google Trends permite ver os termos mais pesquisados no mundo todo. Você pode selecionar o seu país e ver os assuntos do momento, as pesquisas em alta com número aproximado de busca e os termos relacionados ao assunto.

Você tem acesso às tendências de pesquisa diárias, atualizadas de hora em hora, e as tendências de pesquisa em tempo real, atualizadas instantaneamente, ou qualquer data a partir de 2004. Além disso, você pode fazer uma busca por assuntos específicos.

A grande vantagem aqui é que essa ferramenta é gratuita.

  • Hootsuite

O Hootsuite é uma ferramenta bem conhecida de gerenciamento de mídias sociais e permite acompanhar os assuntos da internet por palavra-chave, hashtags e localização.

Essa plataforma também é paga, mas tem a vantagem de reunir várias ferramentas de automação em um só lugar: você pode monitorar e gerenciar suas mídias sociais por aqui, agendando posts e criando relatórios com facilidade.

  • TweetDeck

O TweetDeck é específico para o Twitter, mas tem a mesma funcionalidade: encontrar resultados com base em palavras-chave.

Essa pode ser uma ótima ferramenta se o contato com o seu público é bom nessa rede social. O TweetDeck é gratuito e oferece resultados bem positivos.

Além disso, é importante manter suas técnicas de SEO para garantir um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Para isso, nada melhor do que contar com uma agência especializada, não é mesmo?

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