O B2B nas Mídias Sociais

O Business-to-Business – Empresas que fazem negócios com outras empresas – ainda temem e acham desnecessário adotar as mídias sociais como parte de sua estratégia de marketing, por não conhecer ou não acreditar no potencial dessas ferramentas.

A grande maioria acredita que essas ferramentas de mídias sociais só são úteis quando a empresa trabalha diretamente com o consumidor final.

Percentual de Empresas B2B Ativas nas mídias sociais

Porém, está na hora de mudarem este pensamento. Existem mídias 100% voltadas para negócios e contatos profissionais como é o caso do Linkedin, anunciar no Linkedin costuma dar excelentes retornos, desde que haja o correto planejamento e execução das ações, por isso a importância de se ter uma Agência especializada cuidando do assunto

O Facebook apesar de ser usado principalmente para assuntos pessoais e de lazer também tem se mostrado muito eficiente para as Empresas B2B que desejam fazer negócios.

Não podemos esquecer alguns aspectos na hora de incrementar sua estratégia de comunicação às redes sociais:

  • Por mais que não seja o consumidor final, você também está lidando com pessoas, mesmo que ela esteja representando uma empresa, portanto, seja espontâneo e humano. É uma relação de confiança e descontração que vai gerar credibilidade e regularidade nesse contato.
  • Aproveite para fazer Networking online e off-line, conjugando interação nas redes sociais e em eventos presenciais e mantenha sempre o CRM da Empresa atualizado com os dados colhidos.
  • O público B2B é bem mais restrito, que permite você ter mais foco na sua comunicação e  dar mais atenção a este cliente. Produza informação relevante, interessante e útil para esse público.
  • Procure trabalhar onde seus clientes estão, faça uma pesquisa e descubra quais redes eles usam- se são blogs, fóruns, twitter, LinkedIn, etc. O importante para ir atrás do cliente é saber onde encontrá-lo.
  • Procure usar linguagens específicas para cada canal de anúncios, a Agência tem o dever de lhe auxiliar nisso.
  • Independente do canal escolhido, procure sempre interagir com as outras empresas, saiba participar, ouvir e retribuir, e acima de tudo não invada o limite de privacidade do próximo. Ninguém gosta de ficar sendo bombardeado de propagandas o tempo todo.
  • As outras empresas comprarão seus produtos e serviços, pois acreditam na sua competência e na qualidade do produto, o que gera um início de relacionamento de credibilidade e confiança. Portanto, não estrague esse relacionamento, mantenha a regularidade e coerência na hora da comunicação online e off-line.

Lembre-se: mídias sociais não são canais de propaganda ou vendas. São plataformas de comunicação e relacionamento.
Ofereça informação útil e você não terá que vender, as empresas é que comprarão de você!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *