Antes de começarmos a falar sobre marketing por Geocalização, é importante definir o que é Geocalização no meio digital. Esse método pode ser utilizado por diferentes aparelhos eletrônicos para estabelecer um contato entre determinada pessoa ou determinado público e uma empresa ou instituição.

No nosso dia-a-dia é comum ver essa técnica sendo utilizada em computadores e smartphones, com a função de, principalmente, identificar as preferências de lojas e produtos do usuário. Devido a essa tecnologia que determinados websites conseguem oferecer para o usuário propagandas que correspondem ao seu interesse de busca.

celular em cima de mapaPor isso, essa técnica é muito utilizada no marketing digital para estabelecer uma conexão rápida e direta com o público consumidor da empresa. Por exemplo, imagine que você está fazendo um passeio pelo centro da cidade e recebe uma mensagem da sua loja favorita que justamente naquele dia está com ofertas incríveis, você com certeza irá se sentir tentado (a) a ir conhecer os produtos que estão em oferta. Este é o marketing de Geocalização em ação.

Podemos afirmar então que a função do marketing por Geocalização é estabelecer de forma rápida e fácil o contato com seus clientes, de forma a mantê-los informados sobre as novidades da empresa. No caso do cliente, a função deste contato é facilitar sua busca por produtos, visto que ele não precisará andar por várias lojas para descobrir quais preços estão mais viáveis porque irá receber essa informação diretamente em seu celular em poucos segundos.