Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento, quando bem aplicado, consegue resultados excelentes para a empresa. Trata-se de uma relação contínua e crescente, buscando alcançar o nível mais elevado de atitude dos clientes em relação à uma marca.

Esse tipo de relacionamento promove uma ligação afetiva, por meio de algumas estratégias que veremos ao longo do texto. Antes, é importante lembrar que para realizar um bom planejamento, é necessário conhecer muito bem sua base de clientes, seus gostos e necessidades. Você pode obter essas informações por um software para gestão comercial, pesquisas de satisfação, entre outras ações.

Dentre os inúmeros benefícios do Marketing de Relacionamento, podemos destacar uma maior mobilidade por parte da empresa, a percepção positiva e a proximidade com o cliente que é estabelecida através da utilização desta ferramenta.

Antes de iniciar qualquer relacionamento, Identifique quais são aqueles que fazem negócio com mais frequência e que fazem diferença no seu faturamento e monte uma estratégia diferenciada. Esses clientes precisam de um acompanhamento mais personalizado e próximo, para que essa relação seja duradoura e sempre vantajosa.

Para implantar o Marketing de Relacionamento é preciso possuir uma boa base de dados (CRM) para consolidar o cadastro. Dessa forma, é possível identificar uma visão única, que contempla toda a sua carteira de clientes, com informações precisas sobre as pessoas que farão o seu negócio girar. Atualmente, encantar e tratar o cliente de forma personalizada desponta como uma excelente estratégia competitiva.

     As vantagens de investir em Marketing de Relacionamento

Além de ajudar no processo de fidelização de clientes, diminuindo custos em sua organização, o Marketing de Relacionamento é capaz de ajudar a empresa em vários aspectos. Através de um relacionamento próximo com seus clientes sua empresa será capaz de colher feedbacks constante sobre seus produtos e serviços, permitindo com isso a sua melhoria contínua. Ao corrigir erros e aperfeiçoar processos a qualidade de seus serviços irá melhorar e, com isso, a percepção de valor no mercado. Outra vantagem do Marketing de Relacionamento é que com esta estratégia seus clientes irão promover seus produtos e serviços para seus amigos e conhecidos, trazendo novos clientes por meio do Marketing Boca a Boca gerado. Eles estarão satisfeitos e encantados pelas soluções de sua empresa, aumentando o alcance e o impacto de sua empresa no mercado.

     As vantagens de investir em Marketing de Relacionamento

Além de ajudar no processo de fidelização de clientes, diminuindo custos em sua organização, o Marketing de Relacionamento é capaz de ajudar a empresa em vários aspectos. Através de um relacionamento próximo com seus clientes sua empresa será capaz de colher feedbacks constante sobre seus produtos e serviços, permitindo com isso a sua melhoria contínua. Ao corrigir erros e aperfeiçoar processos a qualidade de seus serviços irá melhorar e, com isso, a percepção de valor no mercado. Outra vantagem do Marketing de Relacionamento é que com esta estratégia seus clientes irão promover seus produtos e serviços para seus amigos e conhecidos, trazendo novos clientes por meio do Marketing Boca a Boca gerado. Eles estarão satisfeitos e encantados pelas soluções de sua empresa, aumentando o alcance e o impacto de sua empresa no mercado.

Confira aqui as estratégias utilizadas pelo marketing de relacionamento

Atendimento de qualidade

É sempre bom lembrar como um bom atendimento é essencial para fidelizar o cliente. Afinal, o que é Marketing de Relacionamento se não conquistar a confiança de seu cliente mostrando proximidade e interesse em ajudá-lo sempre.

Programas de fidelidade

Essa estratégia irá garantir um bom retorno. Para iniciar o planejamento, é preciso pensar em alguns pontos importantes: o tipo de premiação, as regras de funcionamento, pontuação, software para acompanhamento do programa etc. Um programa de fidelidade atrativo deve ser de fácil entendimento, utilização e oferecer prêmios que sejam de interesse e necessidade do cliente.

Interações em redes sociais

Criar perfis nas redes sociais, postar conteúdo regularmente e estimular a interação são ações fundamentais para conquistar o cliente que vive conectado e trocando informações a todo o momento. Já falamos aqui no blog sobre a importância do Marketing Digital para o seu negócio.

confira abaixo mais dicas para aplicar em seu dia a dia:

  1. Faça pelo menos um post por dia
  2. Responda as duvidas na própria rede social e não peça para o cliente enviar e-mail ou ligar
  3. Crie enquetes e faça perguntas
  4. Publique vídeos

O Marketing de Relacionamento nas Redes Sociais

Através das Redes Sociais, as empresas muitas vezes  conseguem projetar a sua mensagem para um universo com um alcance cada vez maior. Essa facilidade trouxe luz para a necessidade de uma atenção com a imagem positivo nos meios digitais. Afinal, falamos de uma esfera de imediatismo, de ações instantâneas com potenciais positivos, se bem administrados e destrutivos, em casos de descontrole com esses canais.

É preciso um esforço em gerar conteúdo qualificado para que os clientes criem uma proximidade com a sua empresa. Esse conteúdo será o elo que vai conferir relevância para o seu negócio  (o contrário também pode acontecer, em caso de uma produção de conteúdo sem planejamento ou foco nas Personas corretas).

A soma de bons conteúdos, ações relevantes, relacionamento pautado em necessidades e dores do seu targets e as ferramentas eficazes das redes sociais possibilitam o aumento das vendas, muitas vezes de forma indireta  quando a pessoa se sente atraída pelo produto, sem que haja uma mensagem direta para a venda. Esse processe de persuasão gera um aumento na base de leads, que, consequentemente, poderão vir a experimentar o produto ou serviço oferecido.

Atualmente, o Facebook e o LinkedIn são as redes sociais mais utilizadas pelas empresas para trabalhar o branding.  Muitos profissionais de Marketing estão se especializando para obter conhecimento e saber trabalhar as ferramentas para seduzir o cliente. Atualmente, quanto mais conteúdo qualificado a empresa tiver, maior visibilidade e conceito vão adquirir no mercado.

Por que investir no marketing de relacionamento?

Em um mercado cada vez mais competitivo, não é só o produto ou serviço oferecido que faz diferença e, sim, a possibilidade de cativar o usuário – isso que destaca uma empresa em meio a concorrência. Um grande erro é confundir bom atendimento com Marketing de Relacionamento, transformar um cliente em fã é algo totalmente diferente, que requer muita inteligência.

Ao conhecer bem o seu consumidor final, a empresa vai conseguir atender de uma forma mais personalizada: com objetivo de atender desejos, sanar dúvidas, suprir uma determinada carência, atender expectativas e criando uma proximidade com a outra ponta do processo. Se essa engrenagem funciona de maneira eficaz, o cliente fica satisfeito, a empresa vende mais e o faturamento aumenta, ou seja, uma relação de ganho para todas as partes envolvidas.

O marketing de relacionamento vai além das ações de publicidades e a venda de mensagens promocionais. Com o crescimento do mercado online e também das plataformas móveis o marketing de relacionamento está evoluindo cada vez mais. Os avanços tecnológicos abriram novos canais de comunicação social e colaborativa, com uma gama de possibilidades.

O Marketing de Relacionamento deve criar e manter uma relação saudável e positiva entre o seu negócio e os clientes. Lembre-se que, este processo é iniciando a partir do primeiro contato entre as duas partes. Na sequência, é importante aprimorar e fortalecer as bases que vão sustentar essa parceria.

Vale destacar que o poder de escolha está nas mãos do cliente, que são as pessoas mais importantes para a empresa que almeja ser excelência em fidelização e referência em seu segmento. Logo, acima de tudo, não perca o foco em encantar o cliente com um bom atendimento, ações surpreendentes, qualidade nos resultados e prestação de serviço assertiva – agindo assim, dificilmente este cliente terá vontade de migrar para a concorrência.

Quer começar agora mesmo? Veja como é simples!

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