Marketing de conteúdo é uma vertente muito importante do marketing digital, através dele a empresa consegue clientes de uma forma mais simples e inteligente que no marketing tradicional.

O grande responsável por isso é a criação de conteúdo como posts para blogs, ebooks, entre outros, que fazem com que o cliente se sinta confiante na marca e nos serviços prestador por ela.

Na prática, para cada cliente chegar a desição de compra, passa pelo processo nomeado como a Jornada do Cliente, que é dividida em 4 partes:

  1. Aprendizado e descoberta

Sintomas de um problema ou de uma oportunidade são expressados e, por isso, conteúdos educativos como ebooks básicos e tutoriais são acessados;

  1. Consideração da solução

O problema ou a oportunidade já são conhecidos e definidos. A busca por conteúdos nessa fase se concentra em entender mais sobre as soluções para o problema ou como aproveitar a oportunidade. Materias como ebooks avançados e guias são os mais recomendados.

  1. Decisão de compra

A estratégia da melhor solução foi definida e depoimentos que ajudem a tomar a decisão de qual fornecedor escolher são procuradas em materiais como cases de sucesso e testes gratuitos podem ajudar.

  1. Ação

Nessa última etapa, a compra do produto ou serviço é realizada, colocando um fim no problema.

Sabendo dessas etapas é possível construir um conteúdo mais atrativo, no momento ideal para a pessoa certa.