marketing de conteúdo para pequenas empresas

5 estratégias de marketing de conteúdo para pequenas empresas

O marketing invasivo e direto de antes já não surte efeito nos consumidores. Hoje, o público busca marcas que compreendam a sua dor e ofereçam boas soluções, por isso o marketing de conteúdo garante os resultados que você busca na atração e fidelização de clientes. 

Neste post você vai entender melhor este conceito, descobrir a importância da técnica e conferir as melhores estratégias de marketing de conteúdo para pequenas empresas. Continue a leitura para dominar o assunto!

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia essencial para conquistar e engajar seus clientes, assim como trabalhar a autoridade da marca. Para isso, você deve fornecer conteúdos relevantes para o seu público por meio de plataformas digitais, como o site ou redes sociais da empresa.

É importante ressaltar que o objetivo do marketing de conteúdo não é vender o seu negócio, mas sim disponibilizar materiais que realmente acrescentem algo para o público. As estratégias visam construir uma relação duradoura com o cliente e a compra aparece de forma indireta, como uma consequência desse trabalho.

Como aplicar em pequenas empresas?

Essa estratégia de marketing é importante para qualquer negócio, mas para as pequenas empresas pode se tornar uma aliada e tanto. Isso porque você consegue atingir um grande número de pessoas de forma mais assertiva e com baixo investimento.

É isso mesmo: com um blog bem planejado e posts atrativos nas redes sociais, por exemplo, você consegue gerar tráfego orgânico para seus canais sem pagar nada! Claro que os anúncios e posts patrocinados têm papel fundamental, mas eles também apresentam uma vantagem importante: é você quem escolhe quanto quer gastar.

Agora que você já sabe a importância do marketing de conteúdo para pequenas empresas, que tal descobrir as melhores estratégias para planejar suas ações? Vem com a gente!

Dicas de marketing de conteúdo para pequenas empresas

1. Conheça o seu público

O grande objetivo é apresentar materiais relevantes, mas como fazer isso se você não entende o perfil do seu cliente em potencial? Conhecer as dores e os interesses do seu público é essencial para produzir o conteúdo correto e atingir as pessoas certas.

2. Tenha um blog 

O blog é o carro-chefe das estratégias de marketing de conteúdo. Com ele, você pode disponibilizar artigos atualizados e realmente atrativos para o seu público, atraindo tráfego orgânico para o site.

No entanto, para conseguir resultados é preciso aplicar as técnicas de SEO, que consiste na otimização do seu conteúdo para que ele se torne relevante aos algoritmos dos motores de busca. Assim, as chances dos leitores encontrarem seus artigos é muito maior. 

3. Ofereça conteúdos relevantes

Nem só de blog vive o marketing de conteúdo. Existem muitas plataformas e formatos variados para divulgar materiais relevantes: e-books, posts em redes sociais, vídeos, e-mail marketing e muitos outros.

Dentro disso é importante analisar qual deles é mais eficiente para o seu público. Uma plataforma pode complementar a outra, mas se você perceber que seus clientes estão mais presentes nas redes sociais, por exemplo, talvez seja interessante investir mais na divulgação neste meio. 

4. Use linguagens adequadas para cada plataforma

A linguagem que você utiliza no blog deve ser diferente da utilizada nas redes sociais, que deve ser diferente da linguagem de e-mail marketing e assim por diante. 

Cada canal pede uma forma de comunicação e uma estratégia específica, por isso é importante ter conhecimento de cada plataforma e fazer um bom planejamento. Além disso, todos os conteúdos devem estar alinhados com a sua marca. 

5. Monitore resultados

Este é um grande diferencial do marketing de conteúdo: você consegue mensurar os seus resultados e, assim,  aprimorar suas estratégias. As plataformas online disponibilizam diversas ferramentas de monitoramento para acompanhar o desempenho de suas ações.

Com essa análise você consegue direcionar melhor seus conteúdos e pode investir em campanhas mais segmentadas de acordo com o seu público. Planejar as suas ações vai ficar bem mais fácil com essa ajuda. 

Gostou dessas dicas? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro das melhores estratégias de marketing digital e garantir o sucesso do seu negócio!

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