Conheça 4 maneiras de aumentar sua captação de leads

Desenho de produto atraindo pessoa com ímã

Uma das melhores formas de aumentar as vendas do seu negócio é investir na captação de leads. Esse processo vai muito além da divulgação do seu produto: você precisa conquistar o seu lead.

Para isso, é necessário desenvolver estratégias atrativas e relevantes para o consumidor. Neste artigo, você pode conferir 4 dicas imperdíveis para aumentar a sua captação de leads.

Como funciona a captação de leads?

No marketing digital, o lead é aquela pessoa que demonstrou interesse por seu produto ou serviço, normalmente por meio do preenchimento de um formulário, assinatura de newsletter ou até curtida na sua página.

Ele é um cliente em potencial e, a partir do momento de captação, ele vai fazer parte do seu funil de vendas, que tem como ponto final a compra da sua solução. Por isso, é importante fazer uma boa captação e gerenciamento desses leads.

Para ter resultados mais eficientes, as estratégias de inbound marketing devem ser planejadas de acordo com cada etapa do lead no funil. Funciona da seguinte forma:

  • O topo do funil é a fase de consciência do consumidor, na qual ele identifica um problema e tem o primeiro contato com a sua solução. Nesta etapa, você lida com visitantes, ou seja, uma pessoa que encontrou o seu site ou página, mas ainda não forneceu informações.
  • O meio do funil já é composto pelos chamados leads. O consumidor identificou e já reconheceu uma necessidade pessoal. Nesta etapa, o cliente já forneceu informações de contato em troca de algum dado da sua empresa ou conteúdo especial.
  • O fundo do funil é composto pelo que chamamos de leads qualificados: a pessoa já conhece seu produto, já recebeu as ações de inbound marketing adequadas e está a um passo de realizar a compra.

Identificar a etapa de cada lead é essencial para desenvolver estratégias mais assertivas de acordo com cada perfil.

Como aumentar a captação de leads?

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Agora que você entendeu o conceito de lead, vamos partir para a parte prática. Separamos 4 passos simples para te ajudar a aumentar a captação de leads no seu negócio:

  1. Faça formulários

Uma das melhores formas de captação de leads é por meio de formulários.  Aqui você consegue informações de contato do consumidor e pode usá-las para ações de marketing, com newsletter ou um bom e-mail marketing, por exemplo.

Lembre-se que só o formulário não é atrativo, então ofereça alguma “recompensa”, um material relevante, como um e-book ou planilhas pré-formatadas. Tudo de acordo com sua área de atuação, claro.

  1. Capriche no Call to Action

O Call to Action ou Chamada para Ação é composto por uma frase de impacto em um botão que vai direcionar o lead para a sua página.

“Apenas 2 peças em estoque”, “Promoção válida apenas para os 10 primeiros clientes” ou “Só até meia noite” são alguns exemplos de Call to Action com sentido de urgência.

Além disso, seu CTA pode oferecer um material, divulgar descontos ou período de testes grátis. O que importa é chamar a atenção do consumidor.

  1. Produza um material atrativo

Para garantir a conversão de leads em clientes, você precisa produzir materiais ricos e atrativos. Isso vale para o blog, redes sociais e qualquer conteúdo que você forneça para seus leads.

Desenvolver um bom marketing de conteúdo, de acordo com o perfil de cada lead, é uma das chaves para o sucesso da conversão.

  1. Desenvolva boas landing pages

As landing pages tem o objetivo de converter leads. Nelas, você deve ser claro e objetivo, colocando apenas o conteúdo que vai descrever o produto e levar o cliente para a ação.

Não se esqueça de colocar um CTA para direcionar o lead a sua página e garantir a sua venda.

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