Atualmente os sites ou mecanismos de busca, como Google, Bing ou Yahoo, se tornaram uma fonte de informações confiável pra grande parte da população. A busca orgânica, que é a busca em sites não pagos, ou seja, que aparecem abaixo dos anúncios na página do Google passaram a ser comuns para quem quer respostas rápidas sobre algum assunto.

Com tantas buscas, se torna cada vez mais importante para quem trabalha com a área de marketing digital, que suas páginas ocupem as primeiras posições das buscas orgânicas e se torne uma referência de pesquisa para seu público alvo. Mas para atingir uma boa posição no ranking de sites, é necessário utilizar técnicas que façam os mecanismos de busca considerarem o site importante e o conteúdo de alta relevância para o assunto que ele aborda.

É nesse sentido que entram as técnicas de SEO, através desse método é possível aperfeiçoar o conteúdo de um site e alcançar um posicionamento cada vez maior na página de pesquisas dos motores de busca.

Uma das técnicas utilizadas no SEO é a adaptação da URL, ou endereço virtual do site, para que ele se torne mais legível e de fácil entendimento para todos os públicos. A reescrita da URL além de tornar a leitura mais fácil para o público, também torna o site mais compreensível para os mecanismos de busca, que de acordo com a interpretação podem aumentar ou diminuir a colocação do site nas páginas de pesquisas.

Para alterar a URL de forma que ela fique mais compreensível, é necessário se atentar a alguns detalhes, como por exemplo, sempre deixar em evidência a palavra-chave abordada na página para que o leitor se certifique do tema que ele esta procurando e seja direcionado diretamente para a página desejada.

É importante também utilizar uma URL curta, para deixar em evidência apenas o assunto que será tratado no endereço eletrônico e não utilizar caracteres, como acentos ou cedilha, porque eles podem dificultar o entendimento dos mecanismos de busca sobre a página. Além disso, o uso de letras minúsculas no endereço, também facilita a leitura e auxilia o posicionamento da página.