YouTube Live e marketing digital: saiba como gerar leads a partir de vídeos

YouTube Live e marketing digital: saiba como gerar leads a partir de vídeos

Você já deve ter percebido o grande destaque do YouTube Live durante o isolamento social, mas já parou para pensar que essa pode ser uma ótima ferramenta para aplicar estratégias de marketing digital e aumentar suas vendas?

Se você ainda não utiliza a plataforma, chegou a hora de incluí-la nas suas ações de marketing e nós vamos te ajudar a começar. Ao longo deste post, você vai conhecer melhor o YouTube Live e descobrir como gerar leads qualificados, siga a leitura com a gente!

YouTube Live e marketing digital: o match perfeito

Lançado em 2005, o YouTube rapidamente se tornou um gigante no segmento de compartilhamento de vídeos e hoje já conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês. Com esse número já é possível perceber o grande potencial da plataforma, não é mesmo?

Com o passar dos anos, o canal trouxe mais oportunidades de negócios e se tornou uma excelente ferramenta do marketing digital. Para se ter uma ideia, o YouTube Insights de 2019 mostrou que 55% dos usuários buscam por um produto no Google e depois no YouTube para tomar uma decisão de compra.

Agora, vivendo um período de isolamento social por conta do coronavírus, as lives no YouTube se tornaram muito comuns, o que muita gente ainda não sabe é o potencial da ferramenta para aumentar a captação de leads qualificados, ou seja, mais propensos a adquirir a sua solução.

Afinal, como fazer uma live no YouTube?

Fazer uma live no YouTube possui duas vantagens principais: baixo custo e facilidade na execução. Você pode transmitir pelo computador ou diretamente do seu celular de maneira bem simples.

Antes de começar, vale lembrar que você precisa estar com a conta regularizada. O YouTube analisa sua conta e confirma sua identidade antes de habilitar a ferramenta de transmissão: esse processo pode demorar até 24 horas, por isso faça tudo antecipadamente.

Passo a passo para fazer uma live pelo celular

  • Acesse o aplicativo e clique no ícone em formato de câmera localizado na parte superior da tela, selecionando a opção “transmitir ao vivo”
  • Agora preencha informações sobre a live: título (faça um bem atrativo), tipo de privacidade, localização e descrição
  • Acesse as configurações avançadas para escolher chat ao vivo ou não e definir detalhes como indicação de conteúdo patrocinado ou restrição de idade
  • Agora o aplicativo inicia uma contagem de 3 segundos para capturar uma imagem: capriche, pois essa será a capa do vídeo
  • Para dar início a live, basta clicar em “transmitir ao vivo”

A transmissão pelo desktop segue os mesmos passos. Certifique se o sistema operacional e o browser estão atualizados para rodar a live sem problemas, verifique o funcionamento da câmera, do microfone e conexão com a internet. 

Como escolher o conteúdo perfeito para minha live?

A parte visual é uma ótima forma de atrair o consumidor para compras online: como ele não tem acesso físico ao produto, um vídeo pode ser capaz de fornecer informações mais detalhadas sobre uso, design e outras características que podem ser decisivas para o fechamento de um negócio. 

Por outro lado, você só terá resultados significativos se produzir o conteúdo correto, sempre alinhado com o segmento do seu negócio. Isso envolve conhecimento do seu público e do mercado: bases para boas ações de marketing de conteúdo

Para te inspirar, listamos algumas ideias de conteúdos para sua live no YouTube:

  • Cursos rápidos, tutoriais ou dicas
  • Responder dúvidas sobre produtos ou temas específicos
  • Bate-papos 
  • Apresentação de produtos ou serviços 
  • Anúncios de  promoções, sorteios ou lançamentos

Pronto para utilizar o YouTube Live e fazer a sua primeira transmissão ao vivo? Com o conteúdo certo você vai aumentar a visibilidade da sua marca e atrair novos clientes, por isso não deixe de conferir dicas valiosas de marketing de conteúdo no blog da Aláfia!

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