Produtos poderão ser anunciados gratuitamente no Google Shopping

Desde 2012, o Google Shopping é composto apenas por produtos de anúncios pagos, mas essa realidade está bem próxima de sofrer uma mudança significativa para os e-commerces. 

Com a grande migração de negócios para o universo digital, principalmente após a pandemia do coronavírus, o Google percebeu a grande demanda das lojas virtuais em divulgar produtos e enxergou uma oportunidade de ajudar comerciantes com o Google Shopping gratuito.

Se você também tem um negócio online e quer saber mais sobre essa novidade é só continuar a leitura com a gente!

O que é Google Shopping?

O Google Shopping é uma plataforma feita para que o comerciante possa divulgar o seu produto e realmente funciona como um shopping online com uma espécie de vitrine virtual. O usuário que acessa essa aba durante a sua busca pode comparar preços e opções de produtos de diversos lojistas.

Google Shopping

Quem já trabalha com as vendas online sabe que o Google é uma das principais portas para levar o cliente até a sua loja, certo? A exposição proporcionada pelo Google Shopping é uma ótima estratégia para o marketing digital em tempos de crise – como a atual – mas ainda tem um ponto negativo: é paga.

É importante ressaltar também que o canal é exclusivo para produtos físicos, ou seja,  serviços não podem ser anunciados por ali. 

Como vai funcionar o Google Shopping gratuito?

O anúncio, feito no dia 21 de abril pelo presidente de comércio do Google, Bill Ready, esclareceu alguns pontos importantes sobre o funcionamento da plataforma em versão gratuita. 

Então vamos entender: o primeiro passo para incluir produtos no Google Shopping é ter uma conta no Google Merchant Center. Se você já é cadastrado será incluído de forma automática no novo programa, mas se você ainda não tem a sua conta é só seguir a leitura deste post, pois vamos te ajudar a se preparar para a mudança.

Outro ponto importante é saber como os algoritmos vão selecionar a ordem dos produtos expostos. Essa parte deve funcionar de forma semelhante aos resultados de busca comuns, que hierarquiza conteúdos por relevância, acessos, palavras-chave e qualidade, portanto não deixe de lado as estratégias de marketing para mecanismos de busca.

O comunicado também revelou que, assim como acontece nas pesquisas convencionais, o Google Shopping gratuito listará, em destaque, anúncios pagos no topo e ao final das páginas. 

Prepare-se para a mudança!

A novidade começou a valer nos Estados Unidos no dia 27 de abril, mas por aqui ainda seguimos no aguardo. No comunicado, a informação é de que a mudança deve chegar até o final do ano para o resto do mundo, por isso vamos te ajudar a se preparar para aproveitar a plataforma da melhor maneira possível.

Anote essas dicas e capriche nos anúncios do seu e-commerce:

1. Conta no Merchant Center

Se você ainda não possui uma conta no Merchant Center, faça agora mesmo! Se você já tem, lembre-se de otimizá-la para garantir o destaque dos seus produtos na plataforma.

Uma forma de fazer isso é analisar o mercado e selecionar produtos mais adequados para o momento: leve em conta seus concorrentes, as necessidades e o comportamento do consumidor.

2. Conta no PayPal 

O Google também anunciou uma parceria com o PayPal, sob o objetivo de facilitar a linkagem de contas e também otimizar o processo de pagamento. Vale a pena fazer essa integração ou criar a sua conta, caso ainda não tenha. 

3. Conheça outros parceiros Google

Além do PayPal, o Google já conta com parceiros importantes para agilizar o processo de pagamento e facilitar a integração de produtos. Confira quem são eles:

  • WooCommerce
  • Shopify
  • BigCommerce

Essa mudança chega para ajudar muitos comerciantes e você pode ser um deles: coloque em prática essas dicas e se prepare para aumentar as vendas com o Google Shopping!

Enquanto a novidade não chega por aqui, aproveite para otimizar suas estratégias de Inbound Marketing com as dicas exclusivas do nosso blog

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