Geração de Conteúdo Estratégico

O planejamento estratégico é essencial em todos os tipos de negócio, e claro que com o marketing digital não seria diferente. É importante entender que esse processo precisa ser visto com uma boa visão, missão e os valores da organização. Por isso, confira as nossas dicas e descubra hoje mesmo, como realizar uma estratégia de sucesso.

O marketing digital é cheio de possibilidades, novas alternativas e uma cobrança instantânea por resultado. É muita gente trabalhando, mas poucos dominando de fato as ferramentas. Um verdadeiro labirinto.

Se você tiver um bom planejamento, como uma visão geral do projeto, conseguirá sair desse labirinto encontrando o seu real objetivo sem dar voltas e mais voltas. O planejamento é o que vai direcionar organizar e integrar tudo. Sem ele as ações online serão isoladas e consequentemente ineficazes.

Um planejamento estratégico na prática começa com a definição clara do seu propósito. Estabeleça o cenário, analisando a presença digital da marca, o desempenho atual das mídias sociais, os mailings, histórico de ações e claro o que a concorrência está fazendo.

Para uma empresa ter sucesso no marketing estratégico, é necessário que ela faça uma analise SWOT. Mas o que é isso? A análise SWOT é uma ferramenta aonde o gestor pode identificar às ameaças as fraquezas, além das forças e oportunidades de mercado, a onde você vai trabalhar no seu planejamento estratégico digital. Confira há baixo um pouco mais sobre essa ferramenta tão importante que é a analise SWOT:

Forças e fraquezas

O exercício de determinar as forças e fraquezas inicia-se quando a organização avalia o ambiente interno e realiza uma análise detalhada sobre ele. As forças são todas as vantagens que a empresa tem em relação à sua concorrência.

Já as fraquezas são as principais desvantagens que a empresa tem perante seus concorrentes. No caso da agência, poderia ser uma equipe pouco qualificada. As fraquezas são controláveis, quando identificadas. Mas, para pontuá-las de maneira rápida e eficiente, é importante haver sinceridade tanto da equipe quanto da diretoria.

Oportunidades e Ameaças

As oportunidades e ameaças tratam de analisar o ambiente externo. As primeiras são as forças de fora que influenciam positivamente um negócio. No nosso exemplo, a organização não tem controle e, portanto, não consegue conquistar influência.

Porém, na maioria das vezes, é possível conhecer esses fatores, para que haja uma preparação e eles sejam aproveitados — como mudança na política econômica do governo acessa a uma nova tecnologia, redução temporária de impostos etc. Para aproveitar as oportunidades, a organização precisa manter-se atualizada.

Por outro lado, as ameaças são as forças externas que põem em risco o negócio. Elas também estão além do controle da organização e precisam ser tratadas com bastante prudência, pois podem prejudicar o planejamento estratégico da empresa. São exemplos disso: a entrada de um concorrente no mercado, uma nova política tributária, a escassez de mão de obra etc.

Uma análise SWOT bem estruturada auxilia em diversos aspectos da tomada de decisão, inclusive no planejamento estratégico de marketing digital. Por isso, não deixe de apostar nessa ferramenta como uma das métricas principais da sua estratégia online.

Depois que você detalhar por inteiro sua análise SWOT, é importante também saber quem são seus concorrentes.

Uma falha grave da maioria das empresas é não conhecer ou até mesmo ignorar os seus concorrentes. Diferentemente do que se acredita, é muito importante analisar o conteúdo disponibilizado aos consumidores, as qualidades e até mesmo os defeitos da concorrência, para fazer uma comparação entre os produtos ofertados.

É preciso ter sempre em mente que os seus concorrentes vendem, falam e se relacionam com os seus potenciais clientes. E somente conhecendo e avaliando cada um dos seus processos e comportamentos, você saberá as melhores formas de se destacar, inspirando-se em boas práticas e evitando ações que não apresentam bons resultados.

Aprender com quem disputa o mercado pode ser uma ótima oportunidade de crescimento. Afinal, quando se conhece a concorrência, pode-se agregar um diferencial na oferta de produtos ou serviços, atraindo um número ainda maior de potenciais clientes.

Então, pare de ignorar os seus concorrentes de uma vez por todas e comece a estudá-los a partir de hoje mesmo! Lembre-se de que essa atitude pode ser fundamental para identificar novas formas de abordar o público-alvo e gerar um diferencial competitivo no mercado.

Por exemplo, se, em meio a um complexo de prédios empresariais, existe apenas uma agência, o ponto forte dessa empresa é a sua localização. Existem muitos elementos de força que podem ser destacados, mas é preciso focar em alguns que, de fato, fazem a diferença.

Depois do cenário, detalhe o objetivo a partir de objetivos de marketing da empresa. Pergunte-se: o que você realmente quer com este planejamento? Quanto mais claro e com números, melhor. E com isso, você e sua empresa estarão um propósito para começar a desenhar sua estratégia central.

Com as forças e oportunidades sobre a mesa, pense em um posicionamento competitivo. Qual o diferencial? Quais são os públicos que você quer atingir? Afinal, tudo deve estar alinhado com os objetivos da empresa. Ajuda muito nesse processo criativo fazer as perguntas certas. Assim você poderá montar um planejamento consistente, prever furos e já bolar planos de contingência.

Para isso é necessário identificar quem são as pessoas que buscam o seu produto? Quais são os anseios delas? Que necessidades esses clientes têm? Quais são os principais hábitos desse grupo? Como o seu produto pode satisfazer a clientela? Onde os consumidores estão?

Essas são apenas algumas das perguntas essenciais para definir o seu público e a melhor estratégia para alcançá-lo. Tal definição inicial servirá de base para estabelecer um perfil aprofundado, que vai conduzir todas as ações de marketing futuras.

Depois de traçar os objetivos, utilizar a análise SWOT, conhecer o concorrente e definir o público, as estratégias e o orçamento, você terá de planejar quando será executada cada ação. E isso será feito por meio de um cronograma detalhado de ações.

Mapeie tudo o que será feito, quando será realizado, quem será o responsável e quando acontecerão a verificação e a correção para o aperfeiçoamento da estratégia de marketing digital. Um cronograma bem-feito é extremamente importante para o sucesso das suas estratégias.

O planejamento estratégico, na prática, não permite utilizar modismos sem fundamento. É muito melhor reduzir o número de estratégias, mas utilizá-las da forma correta e sem dispersão de verba, do que sair feito um louco querendo surfar em todas as ondas.

Por fim, depois de definir, organizar e incluir todos os itens do seu planejamento estratégico no papel chegou o momento da sua equipe de marketing agir. Mas tenha isto em mente: é preciso sempre alinhar as expectativas e o formato de trabalho dos seus colaboradores com os objetivos e as metas traçados pela empresa nas etapas iniciais.

Lembre-se de sempre acompanhar e mensurar os resultados obtidos ainda durante a execução das suas campanhas. Dessa forma, será possível identificar e potencializar as estratégias de sucesso, além de corrigir os problemas que surgirem em tempo real.

Existem diversas ferramentas, como o Google Analytics, que auxiliam no monitoramento e na análise de resultados no marketing digital. Afinal, esse é um dos principais benefícios e diferenciais da estratégia online. Por isso, use a tecnologia a seu favor e aperfeiçoe ainda mais os seus investimentos.

E para alcançar um retorno ainda mais satisfatório, é essencial contar com a assessoria de uma agência especializada, que vai oferecer todo o suporte necessário para que você desenvolva o melhor planejamento estratégico para a realidade e as necessidades da sua marca.

Agora que você já sabe algumas das principais dicas para aplicar uma estratégia de marketing digital eficiente no seu negócio, chegou a hora de tirar os projetos do papel e colocar a mão na massa, em busca de melhores resultados. Tá faltando estratégia no seu marketing? Entre em contato conosco!

Quer começar agora mesmo? Veja como é simples!

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