4 dicas imperdíveis para fazer um bom e-mail marketing

Homem mexendo no e-mail marketing em notebook

Fazer um bom e-mail marketing com alto índice de cliques e engajamento não é fácil. É comum o conteúdo ser descartado pelo usuário sem nem mesmo ter sido aberto.

Apesar dessa dificuldade, o e-mail marketing ainda é um dos melhores caminhos para criar um relacionamento com os consumidores e fazer o gerenciamento de leads, ou seja, aquelas pessoas que já demonstraram interesse no seu negócio, mas ainda não compraram seu produto.

Para aumentar os resultados de seus e-mails, separamos algumas dicas neste artigo. Anota aí para colocar em prática depois.

Por que usar e-mail marketing?

A maior preocupação do marketing digital atual é voltada para a otimização de sites, gerenciamento de redes sociais e marketing de conteúdo. Tudo isso precisa ser bem trabalhado, mas não deixe o e-mail marketing de lado.

O uso de técnicas de SEO para otimizar o seu site traz resultados a longo prazo e o e-mail pode ser um ótimo aliado para agilizar o processo. Esse meio de comunicação ainda é um dos mais usados e é a plataforma perfeita para estabelecer uma conexão mais próxima.

Além disso, você pode construir uma lista de e-mails e segmentar seu público para entregar o conteúdo correto a cada perfil, assim como trabalhar a personalização do contato.

Como fazer um bom e-mail marketing?

ícones de e-mail marketing desenhados na lousa

A primeira dica para fazer um bom e-mail marketing é ter um software para automação do conteúdo. Isso vai facilitar muito o seu trabalho, economizar tempo e possibilitar a análise dos resultados.

Existem diversas plataformas que podem te ajudar nessa tarefa e otimizar as estratégias de Inbound Marketing, como o Mailchimp e a Leadlovers.

Depois disso, você pode começar a pensar sobre os conteúdos de cada e-mail marketing. Para ajudar, separamos 4 dicas essenciais para a produção:

  1. Não fale apenas sobre você

A relação entre marketing e e-mail precisa ser trabalhada com cuidado. Você está ali para falar sobre o seu produto, mas a prioridade deve ser o cliente e a venda apenas uma consequência.

Evite falar muito sobre o seu negócio, mostre que você se preocupa com o consumidor, fale sobre os benefícios do seu produto e como ele pode ajudar o cliente.

  1. Personalize os e-mails

Ninguém gosta de receber e-mails padronizados, não é mesmo? Todo mundo quer se sentir especial e um e-mail marketing mais pessoal é essencial para criar um relacionamento com o seu público.

Faça um e-mail mais parecido com uma conversa, mais próximo e menos frio. Sempre que possível, use o primeiro nome do cliente.

  1. Seja objetivo

O e-mail marketing foi feito para entregar conteúdos objetivos e claros. Ninguém lê e-mails muito longos, por isso seja dinâmico e rápido.

Apresente o conteúdo em poucas palavras, com um título atrativo no assunto do e-mail e complemente com hiperlinks (cuidado com exageros).

Essa dica também vale para a frequência de envio desses e-mails. Envie conteúdos úteis e necessários, que acrescentam algo ao leitor, sempre com um espaço de tempo entre cada contato.

  1. Trabalhe bem o seu Call to Action

O Call to Action ou Chamada para Ação é quem leva o leitor até uma de suas páginas. É um botão com um link clicável que direciona o cliente para seu site ou rede social, por exemplo.

Uma dica é não deixá-lo apenas no final do e-mail: pode repetir no meio do conteúdo de uma forma sutil.

É importante adaptar o seu botão para a versão mobile, para que o usuário consiga clicar com facilidade.

Para otimizar ainda mais suas estratégias de marketing digital, a dica é contratar uma empresa especializada.

A Agência Aláfia oferece todo o serviço de otimização de site, desde o design até o marketing de conteúdo com SEO. Acesse o site para saber mais sobre nossos serviços!