A utilização do SEO deixou, há tempos atrás, de ser algo optativo para as empresas. Com a evolução do marketing digital, as técnicas de SEO estão se tornando cada vez mais indispensáveis para qualquer empresa que queira estabelecer um contato de qualidade com seu público e uma identidade no meio digital para sua marca.

Mas quando surgiram os primeiros resquícios dessa técnica? O SEO passou a ser mais utilizado quando surgiram os primeiros mecanismos de busca, o Yahoo e o Google, que hoje estão presentes na nossa vida diariamente e contribuem para boa parte das nossas atividades cotidianas.

Nesse período, essa mudança foi uma grande revolução para a internet e para o marketing digital. Todos que possuíam sites passaram a utilizar diversas tags e links  para conseguir mais visibilidade para o seu site.

Até surgir dados mais específicos, através do Google, sobre como fazer SEO. Depois desse pontapé inicial, o Google desenvolveu diversas ferramentas que são utilizadas para facilitar o contato da empresa com o consumidor, como as ferramentas de localização e o Google maps, que fornece informações importantes como horários de funcionamento e telefone para contato, por exemplo, dados indispensáveis para a aproximação com o cliente.

O Google continuou evoluindo cada vez mais e apresentando novas formas de utilizar o meio digital para estabelecer um contato mais direto com um público que corresponde ao perfil da empresa. Atualmente a posição do site na página de pesquisas do Google confere grande influência no número de pesquisas e visibilidade do site, mostrando o quanto a utilização dessa ferramenta é indispensável.