Blog

Confira nossas últimas postagens do nosso Blog. Tratamos de assusntos de Mídias Sociais, Tecnologia, CEOs. Marketing e muito mais!

A Importância do Briefing

Hoje falaremos sobre briefing e a importância do mesmo, como o brainstorm, o briefing é uma ferramenta bem utilizada não só por designers mas também por grande parte da população.

Quando alguém está realizando um briefing com seu cliente significa que ambos estão juntos, seja de maneira física ou digital, conversando sobre todas as ideias de cada um, é a missão do cliente dizer tudo sobre sua empresa para que o trabalho seja bem feito.

Vamos pegar como exemplo um pet shop, e vamos dizer que essa empresa quer que seja criado, além de logo, cartão de visita, folder, website, o pacote inteiro que a pessoa tem o direito, então além de pensar em uma identidade visual você tem que encaixá-la em várias plataformas diferentes, além de também ter que trabalhar com RGB e CMYK para ter um resultado bom e desejado.

Agora indo para o briefing, o cliente diz que na sua marca quer algum animal, ou talvez mais de um, sendo focado em cachorros e gatos, animais de pequeno porte, as cores seriam azul e verde principalmente podendo ser trabalhados vários tons neutros em conjunto com a marca, nesse momento você tem um briefing, que seria o que o seu cliente quer de você, e seu trabalho é transformar a imaginação de outra pessoa em realidade.

Por mais difícil que pareça tudo pode ficar mais fácil se ambos manterem uma comunicação, ás vezes você acaba encontrando pedras no seu caminho e tem que fazer algumas mudanças, ou até o seu cliente não sabe exatamente o que ele quer, por isso um briefing é tão importante.

Existem designers que fazem o briefing junto com o brainstorm para poder mostrar ao cliente sua curiosidade, e trabalho duro ao pensar na marca da empresa, afinal, ninguém quer contratar um designer que não vai se esforçar para fazer um trabalho tão importante quanto criar uma identidade visual inteira que dure no mínimo dez anos sem modificação para uma empresa.