Automatização de Processos

O que é automação de Marketing

Automação de Marketing é a prática de utilizar softwares e outras tecnologias para agir em escala e aumentar os resultados de uma empresa. Através dela é possível identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas. Por exemplo, pense na rotina de uma equipe de marketing digital: toda semana eles precisam publicar conteúdos no blog para atrair novos visitantes. Depois, é preciso divulgar esses posts nas redes sociais (Facebook, instagram, Twitter), e gerenciar todo o engajamento que eles geram. Além disso, eles precisam gerar contatos, ou seja, leads para a equipe de vendas, e por isso eles capturam e-mails ofertando um newsletter.

Mas a equipe de vendas precisa de mais informações antes de entrar em contato, e é por isso que o marketing produz ebooks, e planilhas que são disponibilizados após o preenchimento de um formulário que pede informações como site, telefone, gênero, perfil, gostos particulares e área de atuação.

Avaliando as respostas dos formulários, é possível identificar que algumas pessoas seriam clientes ideais para a empresa deles, mas outras nem tanto. Para esse segundo grupo, é preciso nutrir o relacionamento com a ajuda de conteúdos educativos. Se tudo isso já não bastasse, a equipe de marketing também precisa mensurar os resultados de suas ações e campanhas, além de avaliar, junto com a equipe de vendas, se eles estão atraindo os clientes corretos para a empresa.

Resumindo, o volume de atividades e processos necessários para fazer essa máquina funcionar é gigante. E quanto mais a empresa crescer, maior o número de contatos a serem gerados e trabalhados. É por isso que as equipes de marketing precisam de ferramentas que reduzam o trabalho manual. Elas ajudam a aumentar a eficiência do time e diminuir o tempo gasto com cada tarefa. E nesse caso, tempo é dinheiro!

Com a ajuda de uma ferramenta de automação de marketing é possível agendar as postagens nas mídias sociais, disparar e-mails específicos de acordo com dados ou ações dos contatos, avaliar as pessoas que estão realmente prontas para conversar com a equipe de vendas, mensurar os resultados das campanhas e muito mais!

E não é só isso! Para conhecer as outras vantagens das ferramentas de automação, leia o tópico abaixo que fala sobre os benefícios da automatização do marketing.

Os benefícios da automação de Marketing

  • Maior geração de Leads
  • Melhor geração de oportunidades de venda
  • Reduz o ciclo de vendas
  • Reduz o CAC (Custo de aquisição de Cliente)

O que faz uma boa ferramenta de automação de Marketing

 Mídias sociais

  • E-mail Marketing
  • Geração de Leads
  • Criar calls-to-action
  • Criar landing pages e thank-you pages
  • Configurar fluxos de nutrição
  • Gerenciamento de leads
  • Segmentar sua base
  • Lead Scoring
  • Integração com o CRM

        Como garantir o sucesso da sua automação

Se você ainda não definiu qual será o processo padrão para uma determinada tarefa ou se você ainda não domina o processo manual, talvez você não esteja pronto para automatizá-lo ainda.

Nesses casos, comece com tarefas pequenas e planeje todas elas estrategicamente. Defina os objetivos de cada uma delas, assim como os KPIs que irão te ajudar a avaliar o seu desempenho. Quando você notar que está progredindo, procure por oportunidades de melhoria e automatize as tarefas mais maçantes ou trabalhosas.

supervisionadas e alteradas para alcançar os resultados desejados. Além disso, erros acontecem, assim como mudanças na plataforma, portanto você e sua equipe devem estar sempre ligados e preparados para agir quando necessário. Automatize, mas não generalize muito. Embora a ferramenta te ajude a realizar ações em massa, nunca se esqueça de investir tempo na personalização. Use e abuse das listas de segmentação e dos tokens de personalização — eles farão toda a diferença quando o usuário estiver interagindo com você.Não se esqueça dos clientes atuais.

Use a sua criatividade para automatizar ações que podem ajudar os seus clientes a aproveitarem seus produtos ao máximo, aumentando as chances deles se tornarem promotores da sua marca. Enviar cupons de desconto no dia do aniversário, realizar pesquisas de satisfação e oferecer produtos complementares são apenas alguns exemplos de pequenas ações que você pode automatizar durante a operação. É importante também fazer revisões e melhorias contínuas. Não deixe a sua ferramenta atuando no piloto automático, fique atento às atualizações de sistema e, sempre que possível, realizem vários testes de buscas e oportunidades de melhorias. Mantenha sempre  sua ferramenta organizada

Hoje você e sua empresa podem ter uma equipe pequena e todo mundo sabe o que é e faz cada página ou fluxo da sua ferramenta, mas se tudo der certo, daqui há alguns meses você terá novos funcionários e um número muito maior de campanhas. Por esse motivo, seja estratégico desde o primeiro dia: crie regras de nomenclatura para suas landing pages, emails e fluxos. Isso facilitará e muito  a compreensão do que já está na ferramenta, assim como o aprendizado dos colaboradores que se juntarem a sua equipe no futuro.

Como escolher a melhor ferramenta para a sua empresa

 

Antes de contratar a sua, pesquise quais são as melhores opções para o seu tipo de empresa e use e abuse dos períodos de teste para avaliar:

  • Funcionalidades
  • Facilidade de uso
  • Customatização
  • Personalização
  • Integração com outras ferramentas
  • Treinamento e suporte técnico
  • Custos totais

Quer começar agora mesmo? Veja como é simples!

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