Marketing digital

5 estratégias de marketing digital para vencer a crise causada pela covid-19

Você sabia que o Brasil é o terceiro país que mais faz compras pela internet? Segundo dados apresentados por uma empresa especializada em inteligência de mercado, a Compre e Confie, as compras online cresceram 40% nesse período de quarentena que vivemos.

Em outra pesquisa, dessa vez um levantamento feito pelo site Neil Patel, desde o início da pandemia houve um aumento de 5% a 35% na movimentação em sites e redes sociais.

Isso significa que investir no marketing digital, mesmo em momentos de crise como a da covid-19, pode ser a luz para que a sua empresa alcance o tão almejado sucesso digital e não caia no abismo do prejuízo.

Para conseguir visibilidade online, não basta entrar em todas as redes sociais e atirar para todos os lados com postagens aleatórias, inclusive, essa pode ser uma atitude que trará resultados contrários aos que você espera. Crescer na internet demanda estratégia de marketing.

Para ajudar você e sua empresa a vencer essa crise causada pela covid-19, selecionamos 5 dicas de marketing digital para serem usadas o mais rápido possível. Acompanhe o post!

Como fazer uma estratégia de marketing assertiva?

Para iniciar a conversa é preciso saber que uma estratégia de marketing demanda tempo, pesquisa e equipe especializada no trabalho.

Todas as ações deverão ser tomadas com base nos resultados que você e sua empresa querem atingir em curto período de tempo, afinal, estamos falando de um momento de crise onde os resultados devem necessariamente aparecer de maneira rápida.

Além disso, também é essencial que a estratégia esteja dentro de um orçamento cabível com o momento, pois apesar de precisar de uma equipe de marketing, sempre existem outros gastos menos importantes que podem ser reduzidos.

Ah, em momentos de crise também é essencial posicionar a sua marca e fazer com que o público se lembre dela de maneira positiva, pois quando tudo isso passar – por que vai –, ele poderá lembrar de suas ações positivas nesse período crítico e alavancar não apenas suas vendas, mas também melhorar ou reafirmar a forma como sua marca é vista.

 

Estratégias de marketing digital para vencer a crise causada pela covid-19

Quando falamos em marketing digital, muitas são as ações que podem ser tomadas para tentar reverter o máximo possível essa situação de crise. O desafio, na verdade, é descobrir qual é o melhor caminho para a sua empresa.

Acompanhe agora 5 estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas para vencer a crise!

 

1) Investir em conteúdo que coloque sua empresa na primeira página dos sites de busca

Se você quer que sua empresa seja encontrada na internet, estar bem ranqueado no Google é uma das primeiras coisas que você deve focar em fazer.

Apesar de existirem outros excelentes buscadores, como o Search Encrypt e o Qwant, por exemplo, o Google segue sendo o buscador gratuito mais utilizado no mundo todo. Para você ter uma ideia, apesar de não divulgarem seus dados, estima-se que 5,5 bilhões de buscas sejam feitas diariamente no Google. Bastante coisa, não?

Por isso, se posicionar para ser encontrado logo de cara nas primeiras páginas do Google, pode ser uma excelente maneira de chegar ao seu público alvo de forma espontânea. Agora você pergunta: mas como faço para colocar meu site na primeira página do Google? E a gente responde: através das estratégias de SEO!

 

2) Descobrir onde está o seu público e focar na interação

Antes de investir em conteúdo e posts para todas as redes sociais, é importante pesquisar e descobrir onde está o seu público e, a partir daí, elaborar um cronograma de postagens certeiro para as redes sociais onde ele está.

Depois de descobrir onde ele está e ter um cronograma em mente é possível focar na interação com o público, outra importante estratégia que pode gerar resultados incríveis para a sua empresa.

Especialmente nesse período delicado que vivemos, onde grande parte da população se encontra em isolamento social, as interações online são essenciais, inclusive no que se refere às empresas.

Uma pesquisa realizada pela Retail Drive mostrou que 70% dos consumidores afirmam que preferem interações humanas ao invés de robôs. E tem mais: dentre eles, 48% afirmam que o motivo dessa preferência é justamente a falta de compreensão e resolução dos problemas por parte dos atendimentos automáticos.

 

3) Investir em campanhas nas redes sociais pode ser um excelente negócio

Depois que definiu onde está o seu público e já começou a interagir com ele, você pode começar a pensar em investir em campanhas que promovam a sua marca nas redes sociais.

Os posts patrocinados são uma estratégia excelente para fazer com que o seu conteúdo chegue até o cliente e essa ferramenta de impulsionamento está disponível em praticamente todas as redes sociais mais usadas, como Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e até mesmo no Twitter.

 

4) Posicionar a sua marca fará com ela seja lembrada

Uma marca que se posiciona é uma marca que é lembrada pelo público e que, de quebra, tem mais chances de ser indicada ou mesmo de viralizar na internet.

Isso acontece porque é justamente através do posicionamento de marca que o público conseguirá perceber a essência do trabalho oferecido e, a partir daí, decidir se quer se conectar com aquela marca ou não.

Apesar de parecer algo simples e irrelevante, essa estratégia é essencial e indispensável para que sua marca alcance sucesso e consistência com o público em questão. Inclusive, ela é capaz de influenciar diretamente os resultados.

Por isso, especialmente nesse período de crise, foque em mostrar quem ou o que é a sua marca, o que ela oferece, quais são seus objetivos e o que ela faz, tanto pelos clientes, como pelo mundo.

 

5) Contratar uma equipe especializada em marketing digital

Como dissemos no início desse post, atirar para todos os lados não é a melhor maneira de atrair o seu público e vencer a crise, afinal, atualmente existem inúmeras redes sociais e não é certeza que o seu público estará em todas elas.

Fazer postagens desenfreadas ou criar conteúdo sem ter um objetivo ou estratégia só vai fazer com que você perca tempo e não tenha nenhum retorno. Por isso, se você não possui conhecimentos em marketing digital, o primeiro passo essencial é contratar uma agência especializada no assunto.

Uma agencia de marketing digital será capaz de estudar a sua empresa, seu público e definir estratégias realmente eficazes para enfrentar a crise.

 

Agora que você sabe 5 estratégias de marketing, que tal descobrir se elas se encaixam com as necessidades da sua empresa? Entre em contato conosco para encontrar a melhor maneira de tornar a sua empresa conhecida no mundo digital!

 

 

 

 

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